Inovação é um tema ainda pouco abordado, principalmente em negócios ainda em fase de consolidação. O conceito de inovação se confunde com o de criatividade e mesmo com o de invenção. Pensando em criar uma padronização sobre os conceitos, diretrizes e métricas de inovação, a OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – criou em 1990 a 1ª edição do Manual de Oslo. Ao longo dos anos, este material foi aprimorado até chegarmos a 4ª edição, lançada em 2018. Aqui o Brasil, o material é traduzido pela FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos , ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia – estando disponível até o momento em português a 3ª edição.
Mas afinal, o que é inovação? Segundo o Manual de Oslo, é “a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos, ou ainda, à implementação de métodos ou processos de produção, distribuição, marketing ou organizacionais novos ou significativamente melhorados.” Sendo dividido em:
- Inovação do produto: introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados produtos ou serviços. Ex. oferta de um novo tratamento clínico;
- Inovação do processo: implementação de novos ou significativamente melhorados processos de produção ou logística de bens ou serviços. Ex. uso de tecnologias imersivas na coleta de sangue e/ou aplicação de vacinas;
- Inovação organizacional: implementação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas. Ex. alugar espaço dentro de um hospital para outras empresas parceiras ofertarem serviços complementares;
- Inovação de marketing: implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção dos mesmos. Ex. criar novos pontos de atendimento (homecare, serviço móvel, etc.).
Veja que todos os exemplos são novidades dentro do escopo do negócio. Isso porque, de acordo com Manual de Oslo, inovação pode ser algo novo para o mundo, para o mercado ou mesmo para a empresa. Caso a inovação seja uma novidade para a empresa, se bem-sucedida, fará com que a organização aumente sua produtividade, reduza desperdícios e/ou aumente suas vendas. Se a inovação for algo novo para o mercado em que a clínica atua, caso dê certo, criará um grande diferencial competitivo em relação aos demais players.
Seja qual for o tipo de inovação que você pretende implementar no seu negócio, essas 10 etapas devem ser observadas:
1) Caracterização da situação – identifique o contexto e delimite o problema;
2) Objetivos do projeto – o que se espera atingir com o projeto? Que mudanças se quer alcançar?
3) Público(s) que se beneficiam da solução – indique quem ou quais são os públicos direta e indiretamente afetados pela solução;
4) Produtos e resultados – indique os produtos a serem entregues e os resultados esperados quando a solução for implementada;
5) Metodologia – apresente referenciais conceituais e metodológicos que orientam o projeto e como será conduzido o processo de prototipagem da solução;
6) Possíveis aplicações do protótipo – indique em que áreas/atividades o protótipo a ser desenvolvido pode ser aplicado;
7) Plano de Trabalho – Indique o cronograma especificando as atividades previstas e os produtos que serão entregues, além de outros possíveis recursos e redes de colaboradores que a empresa pretende mobilizar para a realização do projeto;
8) Testagem dos protótipos – indique possíveis métodos de teste dos protótipos;
9). Apresentação de protótipos prévios – apresente os protótipos já realizados previamente, caso haja.
10) Referenciais Bibliográficos – indique a bibliografia utilizada, caso haja.
Seguindo essas 10 etapas, sua clínica aumenta as chances de sucesso do projeto. Porém, nenhum projeto tem garantia de sucesso – principalmente quando se trata de inovação. É importante ter em mente que muitos projetos irão fracassar e outros só darão os resultados previstos no médio e longo prazo. A busca por soluções imediatistas faz com que muitos projetos com grande potencial sejam abortados ou sequer sejam aprovados. As empresas que sobrevivem e prosperam ao longo do tempo, incentivam e proveem recursos para que a inovação aconteça.
Que tipo de negócio sua clínica quer ser: o que mata ou o que fomenta as ideias que podem garantir seu próprio futuro?